QUIZ :

O que Manaus precisa?

Meus Artigos

nonono nonononon onononon

João, operador de máquinas, 49 anos, casado, pai de 3 filhos e morador do Jorge Teixeira.  Trabalha numa pequena metalúrgica próxima ao distrito industrial 01. Acorda às 4h45 e após tomar o café feito por dona Rosa, sua esposa, sai apressado porque terá que passar uma hora e meia nos ônibus para chegar antes das 7h no trabalho. Enquanto isso, Rosa acorda os filhos, dá café, deixa as crianças na escola e revende produtos para complementar a renda.

Depois de um turno inteiro de trabalho, João ainda vai perder duas horas do seu dia tentando voltar para casa. João nem pode reclamar porque com o enfraquecimento da Zona Franca, ele viu pelo menos 4 companheiros de trabalho serem dispensados por falta de serviço. João tem medo do amanhã.

A estória acima ilustra a realidade de milhares de famílias manauaras e a pergunta é: como mudar esse o futuro? Nas últimas décadas, Manaus ficou muito dependente da Zona Franca de Manaus-ZFM, refém de políticas públicas populistas, simplesmente movida pela caça do voto, nas vésperas da eleição.

Mas se os políticos tradicionais não resolvem o problema, a sociedade se mexe para fazer algo. E foi assim que surgiu o CODESE: o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico da cidade de Manaus, que através de trabalho voluntário, sem fins lucrativos e de forma apartidária, busca fortalecer outras atividades econômicas, diminuindo a dependência da ZFM para que o João e outros milhares de trabalhadores tenham outras opções de emprego e renda.

O CODESE propõe soluções para nossa cidade para gerar postos de trabalho e renda com visão de longo prazo. O plano é colocar Manaus entre as 10 melhores cidades brasileiras para se viver e entre as 20 cidades pra se fazer negócios. Na prática, isso é dar importância e voz para pessoas como o João, a dona Rosa e nós todos, confiando em educação, oportunidades de trabalho e dignidade para o cidadão.  Conheça o CODESE. Ele trabalha para você.

codesemanaus.org.br
Deixe um comentário
×

Olá!

Fale como Romero Reis, ou mande um email para falecomigo@romeroreis.com

× Fale com Romero!